Astrologia: como tudo começa…

Muita gente não sabe, mas a Astrologia combina as qualidades dos quatro elementos (quente, frio, seco e úmido) – ar, terra, fogo e água – com três modos de ação (cardinal, fixo e mutável), resultando, assim, nos doze signos zodiacais.

As palavras-chave dos modos de ação são: Atividade e Precipitação (modo cardinal), Estabilidade e Obstinação (modo fixo) e Flexibilidade e Oscilação (modo mutável). Assim, vejamos:

AR = quente e úmido

TERRA = frio e seco

FOGO = quente e seco

ÁGUA = frio e úmido

Tricia-Newell-Flickr

Temos, então, os doze signos:

AR cardinal é Libra

TERRA cardinal é Capricórnio

FOGO cardinal é Áries

ÁGUA cardinal é Câncer

AR fixo é Aquário

TERRA fixa é Touro

FOGO fixo é Leão

ÁGUA fixa é Escorpião

AR mutável é Gêmeos

TERRA mutável é Virgem

FOGO mutável é Sagitário

ÁGUA mutável é Peixes

Essas qualidades elementais combinadas aos modos de ação é que são responsáveis pelo temperamento básico de cada signo solar (signo em que nascemos).

Mas a coisa não pára por aí. No momento exato do nascimento de uma pessoa, além do signo solar em que ela nasce, há uma disposição dos astros no céu, que são determinantes de alguns aspectos que vão integrar o seu mapa natal. Este gráfico é um círculo dividido em doze setores (chamados casas), que representam as áreas de experiência da vida, no qual são desenhados os planetas, estrelas e aspectos fluentes ou resistivos, conforme o instante exato do nascimento, que darão indicações sobre o temperamento, personalidade e eventos na vida daquela pessoa. Ou seja, são vários elementos que, combinados, formam a nossa personalidade, caráter, tipo físico, modo de agir, enfim, nos desenham para a vida.

Outra indicação que se faz pelo horário de nascimento é o Ascendente, que significa o signo que estava ascendendo no horizonte naquele exato instante.

Também há as correspondências entre os planetas, os signos e as casas, que darão ainda mais indicações sobre as particularidades de cada um. O mapa astral é um gráfico tão específico quanto suas impressões digitais, devido a essas diferentes combinações, sempre associadas ao dia, mês, ano, local e horário exato do nascimento. Não é fascinante?

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o assunto, vou indicar dois livros de autores respeitáveis sobre o tema. O primeiro é Astrologia, Psicologia e os Quatro Elementos, de Stephen Arroyo, e o outro é Astrologia: o Cosmo e Você, de autoria de Alan Oken.

Agora, se você quiser fazer o seu mapa astral, entre em contato com a astróloga Elizete Fernandes, pelo e-mail: astrologianacosmovisão@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s